Irmãos Leigos fazem o 1º Congresso da nova Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul

Irmãos Leigos fazem o 1º Congresso da nova Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul

“Renovar e repensar a nossa vocação de irmãos leigos, inseridos na realidade da nossa Conferência e abraçar o nosso futuro sonhando construir laços de fraternidade em saída com os menores de hoje”

A Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul da Ordem dos Frades Menores, que teve a sua 1ª Assembleia Ampliada no ano passado, reúne em São Paulo, de 5 a 11 de novembro, os frades para o 1º Congresso de Irmãos Leigos, a ser realizado no centenário Convento São Francisco, na região central da capital paulistana. “Serão dias importantes para nos escutarmos e da escuta e vida vivida abrir horizontes de sentido, para nos encorajarmos a dar passos que nos renovem e que nos permitam viver com mais alegria, com mais plenitude e com mais empenho a vocação de irmãos e menores que temos abraçado. Somos convidados a caminhar juntos e hoje a voz e a contribuição de cada um são muito importantes. O Congresso será um espaço para a prática da sinodalidade”, disse Frei Fernando Ferrario, Secretário para a Formação e os Estudos da Conferência.

Os irmãos se encontrarão guiados pelo tema: “Renovar e repensar a nossa vocação de irmãos leigos, inseridos na realidade da nossa Conferência e abraçar o nosso futuro sonhando construir laços de fraternidade em saída com os menores de hoje”. Já o lema é: “Chamem-se uns aos outros, todos sem exceção, irmãos menores… lavem os pés uns dos outros” (RnB VI, 3-4).

Este Congresso terá como assessor Frei Vanildo Luiz Zugno, frade capuchinho que possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas, graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF – e mestrado em Teologia pela Université Catholique de Lyon. Atualmente, é professor assistente do Centro Universitário La Salle, professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF -, Coordenador do Curso de Teologia desta mesma escola e responsável pela formação continuada da CRB. Também atua na formação de lideranças eclesiais no meio popular. “Frei Vanildo vai nos ajudar a viver na escuta da realidade, da Igreja e da vida religiosa, e da nossa escolha de vida e de carisma”, explicou Frei Fernando.

Durante o Congresso, os Irmãos Leigos terão dois momentos (uma manhã e uma tarde inteira) de encontros e partilha com os migrantes, moradores de rua, crianças etc. num trabalho articulado com o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS).

Os frades virão do Cone Sul, formado pela Província Santíssima Trindade do Chile, que tem como Provincial Frei Carlos Paz; pela Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata da Argentina e Paraguai, que tem como Provincial  Frei Emilio Luis Andrada; e pela Província de São Francisco Solano da Argentina, que tem como Provincial Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, que é o atual presidente da UCLAF (União das Conferências Latino-americanas da Ordem dos Frades Menores) e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil e do Cone Sul, eleito em 2022 em São Paulo (SP), durante a Assembleia da Conferência.

Da Conferência do Brasil, os frades virão da anfitriã Província da Imaculada Conceição, que tem como Provincial Frei Paulo Roberto Pereira; da Província São Francisco de Assis, que tem como Provincial Frei Marino Pedro Rhoden; da Província Santa Cruz, que tem como Provincial Frei Hilton Farias de Souza; da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, que tem como Custódio Frei Rogério Viterbo de Souza; da Província do Santíssimo Nome de Jesus, que tem como Provincial Frei Carlos Antônio da Silva; da Custódia de São Benedito, que tem como Custódio Frei Edilson Rocha da Silva; da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, que tem como Provincial Frei Antônio Pacheco Ramos; da Província de Santo Antônio, que tem como Provincial Frei João Amilton dos Santos; e da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, que tem como Custódio Frei Fernando Aparecido dos Santos.

Fonte: https://franciscanos.org.br/

Leia outras notícias