JCoR encerra o Seminário com o compromisso da justiça no coração da transformação global

o Encontro reuniu 22 Congregações Religiosas filiadas à ONU para os Direitos Humanos.

Dos dias 29 de abril a 05 de maio de 2023 aconteceu na CASA DOM LUCIANO da CNBB em Brasília o encontro da JCOR. Objetivo foi reunir os membros da JCOR que é composta por 22 Congregações Religiosas filiadas à ONU para os Direitos Humanos. Éramos 200 participantes. O trabalho é contribuir para superar as desigualdades sociais a partir dos 16 Objetivos de desenvolvimento Sustentável que a ONU assumiu. Esses compromissos são os mesmos assumidos pela VIVAT Internacional. Da Província Santa Cruz participou Frei Gustavo Andrade.

Mensagem Final – JcoR Brasil

Somos corações, mentes, forças e vozes das mulheres e dos homens, indígenas, negras, juventudes, latinos, das irmãs e irmãos do laicato e da Vida Religiosa encarnada, reunidos em Brasília para vivermos a Coalizão de Religiosos e Religiosas (JCOR): a Justiça no centro do coração da transformação global, partindo de nosso compromisso local para atuar na incidência em âmbitos Internacionais.

Damos passos nos sonhos de uma Igreja Pobre, Aberta, do Cuidado e em Saída.

Traçando a caminhada sinodal, da escuta e do acolhimento, assumimos o compromisso com a Superação da Desigualdade Social, denunciamos um sistema que gera indigência, morte e degradação socioambiental e abraçamos todos os seres vivos de nossa Casa Comum.

Nossa fonte é o Evangelho, presença do Senhor que nos fortalece: “Alegrai-vos! Não tenham medo. Vão até a Galileia e lá me verão” (Mt 28,10).

Somos alimentados por uma intensa espiritualidade libertadora e pela memória da entrega vital dos e das mártires da caminhada, símbolos da fidelidade vocacional ao Reino onde “justiça e paz se abraçarão” (Sl 85, 10).

Queremos ressoar a verdade libertadora da Páscoa que revela a força da Vida, em meio aos gritos e clamores de nossas irmãs e irmãos.

Caminhemos juntos cantando; que as nossas lutas revigorem a alegria da esperança!

informações:https://crbnacional.org.br/

Leia outras notícias