Jornada de Teologia reflete sobre os dez anos do Pontificado de Francisco

Jornada de Teologia reflete sobre os dez anos do Pontificado de Francisco

Durante as terças-feiras de setembro, o curso de Teologia para leigos do Colégio Santo Antônio promoveu a Jornada de Teologia, cujo tema neste ano foram os dez anos do Pontificado de Francisco.

Durante as terças-feiras de setembro, o curso de Teologia para leigos do Colégio Santo Antônio promoveu a Jornada de Teologia, cujo tema neste ano foram os dez anos do Pontificado de Francisco. O Papa Francisco foi apresentado à Igreja Universal no dia 13 de março de 2013 e desde tem se esforçado por uma Igreja mais próxima à realidade das pessoas, sobretudo das que mais sofrem, bem como voltado o olhar para as grandes questões de nosso tempo, como o cuidado socioambiental, e as propostas alternativas perante o paradigma econômico e educativo. 

Na primeira noite, dia 05 de setembro, Pe. Manoel Godoy, professor na Faje, do clero de Belo Horizonte, fez um sobrevoo sobre os dez anos do pontificado. Segundo padre Godoy, a visita do Papa à ilha de Lampedusa, local em que chegam a maioria dos migrantes vindos do continente africano, foi decisiva para indicar a direção que Francisco daria ao seu pontificado. Pe.Godoy fez ainda uma rápida menção aos principais documentos de Francisco, indicando a abrangência de seu olhar, não voltado somente para questões internas da Igreja, mas interessadas em muitas outras questões da sociedade atual. Todas essas pautas têm rendido ao Papa Francisco muitos adversários, dentro e fora da Igreja, recordou Pe. Godoy.

No dia 12 de setembro, foi a vez de Lucimara Trevisan dar sua contribuição, relembrando a primeira exortação de Francisco, Evangelii Gaudium. Lucimara é coordenadora da catequese do regional Leste II da CNBB e, além de coordenar o Centro Loyola, em Belo Horizonte, está a serviço da Arquidiocese junto ao Vicariato de Ação Pastoral. Lucimara destacou que o Papa tem trazido novos ares à evangelização, vista como dom do Espírito, por isso, deve ser leve, inspiradora, trazendo alegria e beleza aos corações.

Na última noite, dia 26 de setembro, foi a vez do coordenador da Pascom Nacional, Marcus Tullius, apresentar a dinâmica atual do Sínodo, cuja primeira sessão terá início na próxima semana. O título sugerido a Marcus Tuttius foi: “Uma Igreja sinodal, um sonho possível?”. A partir daí, ojovem comunicador foi demonstrando que sim, é possível pensar novas relações dentro da Igreja, de forma mais participativa e de valorização de todos os ministérios eclesiais.

Antes de todas as palestras, houve apresentações culturais de algumas oficinas de artes do Colégio Santo Antônio, como flauta, violino, violão e teatro. Nada como inspirar os corações para refletir sobre teologia do que a arte!

Os participantes puderam acompanhar as reflexões tanto de forma presencial como remota. Em breve todas as palestras estarão disponível no Canal da Escola Franciscana de Teologia (https://www.youtube.com/@EscolaFranciscanadeTeologia/featured).

Para aprofundar sobre o Pontificado de Francisco: https://ofm.org.br/dez-anos-do-pontificado-de-francisco/

Reflexão 2: https://ofm.org.br/dez-anos-do-pontificado-de-francisco-2/

Reflexão 3:https://ofm.org.br/dez-anos-do-pontificado-de-francisco-3/

Reflexão 4: https://ofm.org.br/dez-anos-do-pontificado-de-francisco-4/

Reflexão 5: https://ofm.org.br/dez-anos-do-pontificado-de-francisco-5/

O curso de teologia do Colégio Santo Antônio funciona às terças-feiras, das 19h às 21:30h, e busca uma linguagem pastoral, favorecendo com que leigos e leigas possam entender mais da beleza e dos desafios da fé em nossos tempos. Para mais informações sobre o curso:

Telefone: 2123-9331 / 9336

E-mail: [email protected]

Leia outras notícias