Lançamento do livro: Franciscanos na terra do Divino

Lançamento do livro: Franciscanos na terra do Divino

Este livro é uma coletânea de textos escritos por várias pessoas, que mostram a presença, palavras e ações dos franciscanos, em Divinópolis, MG. A maioria dos textos já foi publicada. Quer apenas relembrar a presença franciscana de 95 anos nas Terras do Divino (1924–2019), 75 anos da Paróquia Santo Antônio, setenta anos da criação da

Este livro é uma coletânea de textos escritos por várias pessoas, que mostram a presença, palavras e ações dos franciscanos, em Divinópolis, MG. A maioria dos textos já foi publicada. Quer apenas relembrar a presença franciscana de 95 anos nas Terras do Divino (1924–2019), 75 anos da Paróquia Santo Antônio, setenta anos da criação da Província Santa Cruz no Brasil, com sede em Divinópolis, de 1949 até 1959. Recorda também os setenta anos das pinturas internas do Santuário Santo Antônio (do franciscano holandês frei Humberto Randag). Relembra, ainda, o centenário de nascimento de um dos maiores intelectuais franciscanos nas terras brasileiras, na área da teologia moral, frei Bernardino Leers, e rememora os sessenta anos da criação da Diocese de Divinópolis.

livro contém seis capítulos.

No primeiro capítulo, Mauro Eustáquio Ferreira traça um panorama da cidade de Divinópolis e a presença franciscana na região.

Sheyla Lunkes e Anísio Ferreira, no segundo capítulo, apresentam uma pesquisa histórica realizada nos arquivos da Província Santa Cruz e da Paróquia Santo Antônio, detalhando um pouco mais a vida, os trabalhos e as palavras dos frades, tanto no convento quanto nas paróquias do Divino Espírito Santo, de Santo Antônio e em outras paróquias da região, dos primórdios (1924) aos tempos atuais.

terceiro capítulo traz artigos de franciscanos, escritos e publicados em diferentes períodos, colhidos principalmente no jornal A Semana. Esses artigos mostram a evolução de um pensamento essencialmente apologético e condenatório dos novos costumes, atacando ideias espíritas, comunistas, maçônicas, protestantes, para um pensamento mais acolhedor, dialogal das diferentes ideologias morais, políticas e religiosas.

No quarto capítulo são apresentados artigos sobre os franciscanos, escritos por pessoas amigas e benévolas, extraídos principalmente de duas edições do jornal Presença Seráfi ca, organizadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Divinópolis (1995 e 1998). Com certeza, se fossem FRANCISCANOS NA TERRA DO DIVINO – PRESENÇA, PALAVRAS E AÇÕES 13 artigos de outras pessoas como, por exemplo, o X Gontijo, a avaliação seria bem diferente…

quinto capítulo é uma homenagem ao frei Bernardino Leers, no centenário do seu nascimento, completado em 8 de novembro de 2019, com algumas entrevistas e artigos que mostram um pouco do seu pensamento inovador, principalmente na ética cristã.

sexto capítulo – “Franciscanos de Divinópolis” – é um presente de Adélia Prado aos franciscanos para enriquecer o nosso livro. Colocamos aqui alguns poemas, publicados no jornal A Semana, sob o pseudônimo de Franciscana. Era o início daquela que engrandece a poesia e exalta valores cristãos e franciscanos. Alguns escritos de frei Marciano (frei Antônio) do Prado, irmão de Adélia, compõem esta parte do livro.

sétimo capítulo é uma homenagem à Província holandesa, mãe e formadora da Província Santa Cruz, na pessoa de frei Humberto Randag, que há setenta anos (1949) pintou maravilhosamente o Santuário de Santo Antônio, de Divinópolis. Junto às fotos, explicações da beleza das pinturas dadas por Mauro Eustáquio Ferreira, professor Antônio de Paiva Moura, da Escola Guignard, de Belo Horizonte, e da Comissão Mineira do Folclore, e Maria da Conceição Elói, além de importante relato de frei Respício sobre as fi guras do mural e seu signifi cado na obra.

Para melhor compreender essa obra fantástica, queria também sugerir a leitura do artigo sobre os painéis de frei Humberto Randag, OFM, do livro História e religião, do doutor José Arnaldo Coelho de Aguiar Lima (por mais de três décadas professor de Universidade Federal de Ouro Preto), publicado no livro Divinópolis, história e memória, v. I (Belo Horizonte: Ed. Crisálida, 2015), organizado pela Prefeitura Municipal de Divinópolis.

Em anexo são estampadas fotos de algumas pinturas do interior do Santuário, de frei Humberto Randag, fotografadas por Fernando Laudares.

O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 70,00 no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, no Convento São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates em Belo horizonte, ou na Pároquia Santo Antônio do bairro Funcionário em Belo Horizonte. Além disso, pode ser solicitado pelo telefone (31) 3469-5500 (frei Leonardo).

Confira o sumário do livro no arquivo abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1cplVQHp976YPIcyiuo2QR8vmCrxol_Uh/view

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *