Mês de maio, com as bênçãos das imagens e terços

Mês de maio, com as bênçãos das imagens e terços

A Paróquia São Francisco das Chagas do bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte, iniciou o mês de maio com a bênção das imagens e dos terços dos fiéis. A bênção foi realizada na praça da Igreja. A iniciativa marca o início do mês mariano, que se identifica com o mês de maio. Os católicos são

A Paróquia São Francisco das Chagas do bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte, iniciou o mês de maio com a bênção das imagens e dos terços dos fiéis. A bênção foi realizada na praça da Igreja. A iniciativa marca o início do mês mariano, que se identifica com o mês de maio.

Os católicos são convidados a meditar os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor através da oração do terço. Esta oração simples, que nasce do coração generoso do povo de Deus contém um profundo significado espiritual que merece ser redescoberto.

O terço sempre foi a oração dos simples e pequenos. Mas isso não quer dizer que seja uma oração exclusiva dos pobres e dos iletrados, mas de todos os que desejam fazer-se humildes diante da presença de Deus. Não se trata de uma fórmula com altos conceitos teológicos e complicados, mas de uma repetição simples e passiva diante dos mistérios do Senhor Jesus. Neste sentido, os Sumos Pontífices, ao longo da História, não somente incentivaram todo o povo de Deus a meditar a oração do Terço, mas eles mesmos cultivaram este método de oração em sua vida espiritual. São João Paulo II afirmou várias vezes:

“O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa!”

Redescobrir a oração do Terço nestes dias difíceis

Em um mundo extremamente marcado pelas correrias do dia a dia e, principalmente, neste tempo difícil da pandemia, a oração do Terço pode ser uma verdadeira ajuda para superar as feridas atuais. Este método de oração está muito distante de ser uma repetição mecânica, mas pode ser um verdadeiro caminho de contemplação dos mistérios da vida de Cristo. Ao pronunciar as Ave-marias, o orante permite que tais palavras se tornem como um mantra em seu coração. Deste modo, pode-se saborear a quietude e o silêncio que, às vezes, é difícil encontrar através de uma oração mais racional. Redescobrir a oração do Terço nestes tempos difíceis pode ser um poderoso caminho para encontrar aquela Paz que somente o Senhor pode nos oferecer. Deste modo, o cristão que pronuncia as palavras do Anjo Gabriel encontra uma via segura para configurar-se a Cristo com a presença de Maria.

O Papa Francisco, durante este mês de maio, convoca os católicos de todo o mundo a uma grande maratona de oração pelo fim da pandemia. Concretamente, 30 santuários marianos estarão diretamente envolvidos nesta iniciativa.


Fonte: EPC (com informações Vatican News)

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *