Ministro Provincial celebra missa em sufrágio pelos frades, familiares, amigos e benfeitores da Província

Ministro Provincial celebra missa em sufrágio pelos frades, familiares, amigos e benfeitores da Província

O Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza presidiu a Celebração Eucarística.

No dia em que a Igreja celebra o dia de todos os Fiéis Defuntos, a Província Santa Cruz celebrou uma missa em sufrágio pelos frades, familiares, amigos e benfeitores. A celebração ocorreu no dia de ontem, 2 de novembro, em Ribeirão das Neves, MG, onde se encontram os restos mortais dos frades da Província Santa Cruz. O Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza presidiu a Celebração Eucarística.

A oração pelos fiéis defuntos é uma tradição da Igreja Católica, tendo seu início desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires e ali faziam suas orações. Foi por volta do século V que a Igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos. Somente, no século XIII que a Igreja passou a rezar pelos Fiéis Defuntos no dia 02 de novembro, após celebrar o dia de todos os Santos (01 de novembro). A partir disso, toda a Igreja nesse dia reza por todos os homens e mulheres que findaram sua vida em nosso meio, pedindo a Deus que os acolham em seu Reino de Amor para que possam descansar em paz. Para além, ainda é costume de todos os fiéis visitarem os cemitérios, onde se encontram os túmulos de familiares e amigos, prestando homenagem com flores e fazendo suas orações. Um gesto muito simbólico dessas orações é o acendimento de velas junto às sepulturas.

Foi nesse movimento de oração e tradição que os frades da Região Metropolitana de Belo Horizonte se reuniram na Fraternidade Rivotorto, em Ribeirão das Neve – MG, para celebrar o dia de Todos os Fiéis Defuntos. Ademais, contou-se com a presença de alguns fiéis da comunidade local. O Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza, em sua homilia, ressaltou que esse dia marca a nossa esperança no Cristo Ressuscitado, pois todos esperamos ressuscitar com Ele no Último Dia. Para mais, refletiu que a vida dos justos está nas mãos de Deus e que nenhum mal os atingirá (cf. Sb 3, 1-9), assim, a morte não pode ser vista como um castigo ou uma pena, mas como uma esperança cheia de imortalidade, onde Deus nos acha dignos de si. Todo fiel que persevera em seu amor ficará junto dele. E ainda, meditou sobre a comparação que Jesus faz de sua vida com o grão de trigo lançado a terra: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (cf. Jo 12, 23-28). Aqui, está a nossa esperança, afirmou Frei Hilton Farias de Souza, na morte do Filho de Deus a vida é transformada, pois é uma contínua doação e entrega ao Pai. O trigo que morre para dar fruto é sinal de uma vida nova que Cristo nos presenteia. Por fim, mencionou que precisamos transformar as realidades de morte de nosso tempo, para superar toda dor, sofrimento e injustiça.

Ao final da celebração, o Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza aspergiu incenso nas gavetas onde se encontram os restos mortais dos frades da Província Santa Cruz e encerrou a celebração cantando a Oração pela Paz atribuída a São Francisco de Assis.

Leia outras notícias