O perfeito ideal de vida ao qual somos chamados

O perfeito ideal de vida ao qual somos chamados

Quando falamos de Juventudes, abrimos um vasto leque diante de nós, e a isto gostaria de chamar atenção para o trabalho com a juventude franciscana.

Frei Higor Ferreira, OFM – Assistente Espiritual Regional da Juventude Franciscana – JUFRA / Sudeste I

Por ocasião do Dia Mundial da Juventude, uma breve palavra a Juventude Franciscana.

O perfeito ideal de vida ao qual somos chamados, perpassa toda nossa existência e por muitas vezes se inicia durante a nossa juventude. Ser jovem apresenta-nos características próprias e necessárias para compreendermos o mundo na sua dimensão política-social-econômica.

Quando falamos de Juventudes, abrimos um vasto leque diante de nós, e a isto gostaria de chamar atenção para o trabalho com a juventude franciscana.

A juventude Franciscana, ou como podemos dizer, JUFRA, é um modo de viver! É uma forma franciscana e clariana de viver o Evangelho de Jesus. Nesse sentido, a JUFRA representa um dos diversos caminhos apresentados às juventudes. De igual modo, vemos diversos outros grupos e movimentos que trabalham e nutrem uma rica forma de vivência do Evangelho.

O Evangelho é o ponto central da nossa fé cristã! É a fonte e o cume, a planície e a montanha, a agulha e a linha que costura nossas entranhas e nos perfaz novas pessoas.

Essa vivência do Evangelho como forma de vida pela JUFRA, mostra-nos um caminho gostoso a ser seguido, para inebriar-se. Com isso, faço uma pergunta! Qual a força de atração do Evangelho? Porque ainda há jovens que querem viver esse modus vivendi?

Para tentarmos compreender, isto é, precisamos voltar à figura de Francisco e Clara, ambos de Assis, hoje santos da Igreja católica. Quais foram suas “proezas” na sua juventude para sinalizar a nós esse desejo de viver o Evangelho?

De Francisco e Clara, podemos conhecer por diversas bibliografias suas histórias, mas chama-nos a atenção o seguinte fato: souberam escutar e discernir a mensagem do Evangelho a partir do seu tempo, do seu lugar, da sua história. Não queriam nada mais que viver, eles mesmos, a vida de Jesus. Isto a mais de 800 anos atrás!

A JUFRA tem uma missão peculiar: Escutar, atualizar e discernir a exemplo de Francisco e Clara o Evangelho de Jesus de Nazaré. Porém, sabemos que estamos em momento complexo da vida e da sociedade. Atualizar a mensagem de Jesus na atual conjuntura tem tido um gosto de profecia. Estar na contramão da história, na barca de Jesus, em mar tão agitado, tem sido um novo modo da Juventude Franciscana viver de modo autêntico a Vida de Jesus.

O Papa Francisco tem sido um grande irmão e pastor na busca dessa vivência, e neste dia Mundial da Juventude, quero deixar-vos um trecho da sua exortação apostólica Christus Vivit, sobre a juventude: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós». ” Desejo a vocês jovens uma fecunda e serena liberdade para serdes autênticos seguidores de Jesus de Nazaré!

Leia outras notícias