O três na transfiguração de Jesus e na presença de Deus na nossa existência!

Armar três tendas é falar que Deus deixou sua marca no tempo e no espaço de nossa existência.

Na transfiguração de Jesus, Pedro toma a palavra e lhe diz: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.” (Mt 17,4). Pedro intuiu corretamente que Deus estava ali, naquele momento sublime, no qual Jesus toma a aparência divina. Era preciso armar uma tenda, de modo aquele momento não terminasse nunca. Armar três tendas é falar Deus que deixou sua marca no tempo e no espaço de nossa existência.  Sabe o porquê?

Em tudo está o três. Nós somos formado de corpo, espírito e mente; a natureza é formada pelos reinos animal, vegetal e mineral; no cristianismo, Deus é Pai, Filho e Espirito Santo; o hinduísmo tem três divindades: Brahma, Shiva e Vishnu; no judaísmo, o três representa o divino: céu, firmamento e Xeol; três são os amores: o do desejo erótico, o de filho e o fraterno; Pedro negou Jesus três vezes; o diabo tentou Jesus três vezes; três são os reis magos; a sagrada família é formada por José, Maria e Jesus; com 33 anos, Jesus morreu às três horas da tarde e ressuscitou no terceiro dia; o credo de fé judaico convoca o fiel a amar a Deus com o coração, a alma e o dinheiro (Dt 6,4-9); Jesus ensinou que a religião deve ser vivida a partir das práticas da oração, do fazer esmola e do jejum. Na missa, três vezes é cantado: ‘Senhor tem de piedade de nós’, e “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. A nossa vida é constituída de passado, presente e futuro, assim como de princípio, meio e fim; nascemos, vivemos e morremos.

Quando Pedro sugere a Jesus que sejam feitas três tendas, ele expressa sua certeza de que a Lei (Moisés), o Profetismo (Elias) e o Messias (Jesus) permaneceriam para sempre no meio deles. Sem leis, sem o profetismo que as atualiza e sem a presença de Deus (Jesus) no meio de nós, a vida não transfigura para suportar as dores do viver, nas tendas da existência que apontam para o Infinito. Que o três nos inspire ações trinitárias em favor da vida de Deus que palpita em nossa cabeça, corpo e tronco. Amém! Amém! Amém!  

Frei Jacir de Freitas Faria [1]


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ 

Leia outras notícias