Retiro Anual das Fraternidades de Santa Maria dos Anjos e Rivotorto

Retiro Anual das Fraternidades de Santa Maria dos Anjos e Rivotorto

“Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra…” (Laudato Sí – Oração cristã com a criação). Nos dias 2 a 6 deste mês de julho, os frades das Fraternidade Santa Maria dos Anjos, juntamente com alguns dos frades da fraternidade Rivotorto se reuniram

“Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra…” (Laudato Sí – Oração cristã com a criação).

Nos dias 2 a 6 deste mês de julho, os frades das Fraternidade Santa Maria dos Anjos, juntamente com alguns dos frades da fraternidade Rivotorto se reuniram no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) em Areias – Ribeirão das Neves para vivenciar o retiro anual. Com o tema: a Espiritualidade na Economia de Francisco e Clara, os frades puderam refletir e aprofundar nos conceitos relacionados; acompanhados pela assessoria de Dom Vicente Ferreira, Bispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pela região Episcopal Nossa Senhora do Rosário e Marina Paula Oliveira, articuladora social dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, pela Arquidiocese de BH.

Nas colocações, as reflexões partiram do território no qual estamos inseridos, reconhecendo a economia que está entranhada em nossa sociedade consumista e capitalista. A assessora Marina partilhou sua experiência em Brumadinho – MG quando houve o rompimento da Barragem em 2019, juntamente com toda a mobilização para prestar assistência as vítimas da tragédia. Dom Vicente em uma de suas falas, contextualizou a Economia de Francisco e Clara a partir dos documentos do Papa Francisco Evangelii Gaudium, Laudato Si’ e Fratelli Tutti. Outro momento de fala dos assessores, os frades ouviram a explanação do que foi o Encontro da Economia de Francisco e Clara.

Todos os dias de retiro foram marcados com profundos momentos de orações comunitárias como: celebrações eucarísticas, taizé, lucernário e celebração da reconciliação. Com uma característica de intenso convívio fraterno, houve momentos de recreio e uma noite cultural, em que os frades expuseram seus talentos poéticos, musicais e teatrais em forma de síntese do retiro.

O retiro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida por Dom Vicente, na capela externa da Fraternidade Rivotorto, com a presença de todos os frades de ambas as fraternidades. Louvamos e agradecemos ao Altíssimo Senhor e Criador de todas as coisas por este momento rico de oração, fraternidade e revisão de nossa caminhada franciscana.


Texto: Frei Igor de Sousa

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *