Santo Antônio, o “Santo dos Milagres”.

Santo Antônio, o “Santo dos Milagres”.

O dia de Santo Antônio é amplamente celebrado com procissões, missas e novenas.

Santo Antônio conhecido como o “Santo dos Milagres” é um dos Santos mais populares e amados na tradição católica.

Suas pregações eram cativantes e capaz de converter até mesmo os corações mais endurecidos. Sua mensagem focava no amor de Deus, na humildade e na devoção a Maria, a mãe de Jesus.

O dia 13 de junho, data do seu falecimento que se tornou seu dia comemorativo, é amplamente celebrado, com procissões, missas e novenas.

Na Paróquia Santo Antônio, na Savassi, em Belo Horizonte, o dia do padroeiro foi marcado por três celebrações, sendo a última delas presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada pelo pároco, Frei Adilson Correa, e pelos vigários Frei Carlos Lima e Frei Vicente Ronaldo.

Houve a tradicional benção e distribuição dos pães e, também, a inauguração do novo salão paroquial, que leva o nome de Santo Antônio, marcando a abertura do Ano Jubilar dos 60 anos da Paróquia.

A Paróquia Santo Antônio de Salinas realizou, dos dias 31/05 a 12/06/23, sua Trezena em honra ao seu Padroeiro. Foram 14 dias de festividades com uma extensa programação: abertura da trezena, que iniciou com a alvorada, caracterizada por uma caminhada e cantoria pelas ruas da cidade; missas com a participação de padres convidados das paróquias vizinhas, frades; pastorais, movimentos e Comunidades dos setores urbano e rural que ficaram como responsáveis pela liturgia de cada dia; bênçãos e distribuição do tão esperado pãozinho de Santo Antônio e o levantamento da bandeira no dia 12/06. Também Durante a Trezena tivemos a festa externa na praça da Matriz.

Festa esta que tradicionalmente é esperada pela população de toda a região que marca uma presença intensa participando da degustação das comidas típicas, show de prêmios e leilões.

No dia treze foram realizadas várias celebrações: pela manhã uma carreata com o apoio do corpo de bombeiros, a procissão e finalmente a Missa Solene com a honrosa presença do arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros Dom José Carlos de Souza Campos.

Leia outras notícias