Segundo encontro anual de guardiães acontece em Divinópolis

Segundo encontro anual de guardiães acontece em Divinópolis

Nesta ocasião, a temática foi o adoecimento psíquico.

Frei Oton Júnior, OFM

Entre os dias 05 e 08 de setembro, os frades guardiães das fraternidades da Província Santa Cruz estiveram reunidos no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis, para o segundo encontro anual.

Nesta ocasião, a temática foi o adoecimento psíquico, com enfoque no acompanhamento dos frades, mas também no cuidado pastoral.

A assessoria foi realizada pelo psicólogo Eduardo Galindo, do Instituto Acolher, de São Paulo. Os frades puderam refletir sobre os principais adoecimentos de nosso tempo, tais como a depressão, Bournout, Borderline, o suicídio, a pedofilia, dentre outros.

Segundo Eduardo Galindo, o sofrimento psíquico deve ser acolhido da mesma forma como se acolhe o sofrimento físico, sem julgamentos, mas na atenção necessária ao bem da pessoa.  

Houve uma intensa participação dos presentes, manifestando a relevância do tema, proposto pela equipe de Formação Permanente, ligada ao Secretariado de Formação e Estudos. O encontro foi avaliado como muito positivo, sugerindo-se, inclusive, que haja uma continuidade nas temáticas abordadas.

A assessoria terminou com o almoço do dia 07 de setembro.

No período da tarde, os frades partilharam sobre a dinâmica de suas respectivas fraternidades e foram dados avisos referentes aos próximos compromissos provinciais, tais como a Assembleia Provincial, em outubro de 2022 e o Congresso de Evangelização, a ser realizado em 2023.

O encontro de guardiães terminou na manhã do dia 08 de setembro, após a eucaristia, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Hilton Faria.

Leia outras notícias