A graça da vivência quaresmal no Aspirantado

A graça da vivência quaresmal no Aspirantado

Subindo um dos montes do seminário levamos um cruzeiro que foi carregado por todos nós, alternando em grupos de três e, ao final, o fixamos no cimo do monte, simbolizando a vitória de Cristo sobre a morte e a esperança de Sua vinda Gloriosa.

O tempo quaresmal é propício para os exercícios espirituais que contribuem para a conversão dos fiéis. A Igreja nos convida às práticas do jejum, esmola e oração, como meios de preparar o coração e o espírito para a Páscoa do Senhor.

Tendo em vista as propostas dos exercícios quaresmais, nossa fraternidade se dispôs a experimentar com intensidade esse tempo oportuno de vivência e oração. No início da Quaresma nos foram propostos alguns modelos de exercícios individuais a fim de nos motivar a uma mais profunda meditação do Mistério Salvífico de Cristo. Foi possível perceber a adesão de cada um, ao seu modo, às práticas penitenciais às quais nos dedicamos livremente.

Enquanto práticas comunitárias nossa fraternidade vivenciou com profunda devoção alguns momentos marcantes, saber: Celebração da Quarta-feira de Cinzas aberta à comunidade externa; Celebração da Reconciliação; Confissão Sacramental. Além do mais, todas as quartas-feiras nos unimos às comunidades de Santo Antônio e São Geraldo para refletirmos juntos a proposta da Campanha da Fraternidade 2022. Às sextas-feiras, pela manhã fizemos uma caminhada penitencial e à noite rezamos a Via-Sacra, ora na comunidade Santo Antônio, ora no Seminário, com exceção de uma quarta-feira que rezamos pelas ruas da comunidade São Geraldo, cuja localização é mais distante impedindo a participação ativa dos fiéis nas demais atividades. Nesta comunidade especificamente tivemos a oportunidade de rezar as estações da Via-Sacra nas casas mais afastadas. Foi uma experiência única!

Por fim, como marco de encerramento dos exercícios quaresmais nós, aspirantes e formadores, na última sexta-feira que antecede a Semana Santa, rezamos a “Via-Sacra com Francisco”, meditando a intensa vivência de São Francisco diante do mistério da cruz. Subindo um dos montes do seminário levamos um cruzeiro que foi carregado por todos nós, alternando em grupos de três e, ao final, o fixamos no cimo do monte, simbolizando a vitória de Cristo sobre a morte e a esperança de Sua vinda Gloriosa.

“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão por todo o mundo, e vos bendizemos por vossa santa Cruz, pela qual remistes o mundo!”

Texto: Sidney, Aspirante Franciscano.

Leia outras notícias