Centenário da presença Franciscana em Divinópolis

Centenário da presença Franciscana em Divinópolis

A chegada dos frades, em 1924, se deu em atendimento do padre José Alexandre Mendonça, que sugeriu ao bispo de Belo Horizonte, Dom Cabral, que entregasse a paróquia de Divinópolis aos cuidados dos franciscanos holandeses.

Frei Oton Júnior, ofm

Na manhã de domingo, dia 14 de abril de 2024, aconteceu a celebração que marcou o término das festividades do centenário da chegada dos frades franciscanos a Divinópolis, no centro oeste mineiro. Durante este ano festivo, várias atividades foram organizadas, a fim de ressaltar a presença dos frades na área da evangelização, da cultura e da educação divinopolitana.

A chegada dos frades, em 1924, se deu em atendimento do padre José Alexandre Mendonça, que sugeriu ao bispo de Belo Horizonte, Dom Cabral, que entregasse a paróquia de Divinópolis aos cuidados dos franciscanos holandeses. A partir daí, uma longa história foi vivenciada entre os frades e a população local. Muitas pessoas relatam terem crescido à sombra do Santuário Santo Antônio, concluído em 1935.

Em preparação à celebração conclusiva, houve um tríduo preparatório nas comunidades São Geraldo e Imaculada Conceição, ambas atendidas pastoralmente pelos frades franciscanos.

O dia celebrativo de encerramento do Centenário teve início às 8h na comunidade Imaculada Conceição. Dali, os presentes seguiram em procissão para o Santuário Santo Antônio, passando pela Comunidade São Geraldo.

As imagens de São Francisco e de Santo Antônio foram recebidas ao som da Banda da Polícia Militar, na porta do Santuário, que entoava o tema do filme “1492: A Conquista do Paraíso”, cujo enredo retrata a chegada dos missionários europeus ao Continente Americano.

A celebração eucarística teve início logo em seguida, e foi presidida por Dom Hugo Van Stekelenburg, que reside na fraternidade Santo Antônio, em Divinópolis, tendo sido pároco entre 1977 e 1982. Houve também a presença dos demais frades que ali residem e outros, que fizeram questão de prestigiar as festividades.

Em sua homilia, Dom Hugo iniciou fazendo uma homenagem a Frei Raul Ribeiro, falecido na semana anterior, também residente na fraternidade Santo Antônio. Dom Hugo mostrou aos presentes o báculo que Frei Raul lhe confeccionara por ocasião de sua eleição como bispo, em 1999.

Dom Hugo tomou como eixo de sua reflexão o caminho Sinodal, convocado pelo Papa Francisco, na tríplice dimensão de Comunhão, Participação e Missão, ressaltando como na atuação dos frades em Divinópolis é possível perceber a concretização dessas dimensões na maneira de os frades evangelizarem e de serem evangelizados pelo povo divinopolitano.

Ao final da Celebração, foi rezada uma ladainha, na qual foram recordados os personagens e eventos mais significativos do centenário da presença dos frades junto à Cidade do Divino. Foram exibidos ainda um quadro de uma foto com os frades que residem atualmente em Divinópolis e uma homenagem da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, reconhecendo a importância dos franciscanos na construção da identidade local.

A manhã celebrativa terminou com um almoço servido a todos os presentes.

Louvamos e agradecemos a Deus por todos os frades que passaram pela Cidade do Divino e região, dando testemunho do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todas as criaturas.

Para mais informações da presença franciscana em Divinópolis:

https://diocesedivinopolis.org.br/historico-da-paroquia-de-santo-antonio-divinopolis/

Leia outras notícias