Encerramento e Mensagem final do Capítulo Provincial 2022

Encerramento e Mensagem final do Capítulo Provincial 2022

Acompanhamos com indignação o desmonte do Estado brasileiro. Reconhecemos na figura do Papa Francisco a autoridade legítima na condução da Igreja. Solidarizamo-nos com as famílias vitimadas pela chuva

Na segunda-feira, 10 de janeiro, encerramos o Capítulo Provincial 2022 da Província Santa Cruz. Estivemos reunidos em Santos Dumont-MG para escolher a nossas prioridades para o próximo triênio (2022-2024) e para eleger o novo governo provincial. Nesse dia, após a oração matinal, foram aprovadas as moções e orientações e foi realizada a avaliação final do capítulo provincial. Em seguida, os frades se reuniram na capela do seminário para a celebração eucarística, na qual foram recordados os frades jubilares.

Além disso, os frades reunidos em capítulo escreveram uma carta aberta destinada às comunidades e a sociedade como um todo, que se encontra disponível abaixo.

MENSAGEM FINAL DO CAPÍTULO PROVINCIAL 2022

DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ

Nós, Frades Menores, estivemos reunidos em Capítulo Provincial entre os dias 04 e 10 de janeiro de 2022, na cidade de Santos Dumont, MG. Éramos 80 frades das diversas regiões de Minas, inseridos em diversas frentes de evangelização. Foi para nós uma oportunidade de nos encontrarmos como irmãos, unidos ao carisma de Francisco e Clara de Assis, o qual continua a desafiar a humanidade a defender os pobres e sofredores, promover a justiça e a paz, empenhar-se pelas questões socioambientais.

O tema de nosso Capítulo foi inspirado pela Encíclica Fratelli Tutti (2020): “Todos vós sois irmãos” e o lema: “testemunho de esperança para nosso tempo”. Ao final de nossas reflexões, nossas prioridades foram assim escolhidas:

1) Num contexto de crise socioambiental que nos convoca a escutarmos tanto o grito da terra como o grito dos pobres (LS 49), neste triênio, os frades se dediquem a ações relativas ao cuidado com os vulneráveis e aos princípios da ecologia integral (agroecologia, sustentabilidade, produção alternativa de energia, etc.);

2) A complexidade da comunicação exige-nos priorizar interações humanas e humanizadoras. Para isso, que a PSC se empenhe no ‘desenvolvimento de relações interpessoais autênticas’ (FT 43) e busque capacitar os frades e os leigos que evangelizam conosco para o melhor uso das novas mídias digitais, a fim de sermos testemunhas de esperança para o nosso tempo.

Nosso Capítulo foi celebrado ainda em contexto de Pandemia da Covid-19, que ceifou a vida de milhares de homens e mulheres mundo afora e que no Brasil vitimou até o presente momento 620 mil vidas. Como Irmãos Menores, defendemos a vacinação para toda a população e a transparência nos gastos públicos. De maneira alguma compactuamos com a corrente negacionista e a polarização ideológica em torno da vacinação. Defendemos acesso e possibilidades para todos, numa sociedade justa, fraterna e sem preconceitos.

Acompanhamos com indignação o desmonte do Estado brasileiro, o descaso para com a vida, as prioridades dadas à economia neoliberal, em detrimento da fraternidade e do bem comum. Como se não bastasse a dor pelas perdas causadas pela Pandemia, vemos o Brasil regressar ao mapa da fome, o aumento no desemprego, a carestia e a inflação. Fiéis ao Evangelho e ao carisma franciscano, defendemos a cultura da paz e não do armamento, do perdão e não do ódio, com vida digna para todas as pessoas.

Reconhecemos na figura do Papa Francisco a autoridade legítima na condução da Igreja Universal. Com ele, sonhamos uma Igreja pobre com os pobres, em saída, atenta aos sinais dos tempos, sinodal, contra todo clericalismo e autoritarismo.

Solidarizamo-nos com as famílias vitimadas pela chuva, sobretudo no Norte de Minas e Sul da Bahia, locais onde estivemos e estamos presentes em nossas fraternidades. Durante o Capítulo, as chuvas acometeram a região metropolitana de Belo Horizonte, com o transbordamento do dique da Mina de Pau Branco provocando o bloqueio total da BR040, como também na região do Citrolândia- Colônia Santa Isabel- Betim-MG e, em diversas outras regiões do Estado; houve, também, o triste deslocamento do bloco de rocha na represa em Capitólio. Imploramos ao Deus de misericórdia que dê às pessoas atingidas a resiliência necessária para seguir adiante.

Em Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, em Francisco, o Irmão Universal, em Clara de Assis, modelo de fé e esperança, saudamos a todos vocês que estiveram unidos a nós em oração e agradecemos as tantas mensagens de carinho que nos enviaram.

Fraterno abraço de seus irmãos Menores da Província Santa Cruz.

Santos Dumont, 10 de janeiro de 2022.

1 Comente

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comente