Experiência Assis – 2022 (Roma)

Experiência Assis – 2022 (Roma)

Acompanhem alguns momentos de oração, estudo, convivência, visitações…

O grupo de Irmãs e Irmãos da Família Franciscana do Brasil, partiu para a Itália no dia 30 de abril, dando continuidade à proposta da experiência de convívio, estudo das Fontes Franciscanas e Clarianas, oração e conhecimento dos lugares Franciscanos. Conduzidos pela coordenação de Frei Celso Márcio Teixeira, Irmã Cleusa A. Neves, cfa e Denise Marum, OFS, a segunda etapa iniciou em Roma, Itália. No dia 30 de abril foi a chegada do grupo na “cidade eterna”. Com a boa acolhida franciscana na casa de hospedagem das Irmãs Franciscanas Angelinas, Villa Troilli, continuamos a experiência. Acompanhem alguns momentos de oração, estudo, convivência, visitações…

Partida de São Paulo
Chegada em Roma
Em Roma, momento de ação de graças pela caminhada
De estudo e Reflexão
De conhecer a cidade e seus pontos turísticos

Dentre as atividades da Programação destacamos: a celebração na Basílica de São Pedro, na capela de São José, expressando nossa unidade com o Papa Francisco e toda a Igreja. E nosso “encontro” com o Papa Francisco, na Audiência com o Papa, dia 4 de maio.

Estou fazendo a Experiência Assis/2022 com a CFFB, Conferência da Família Franciscana do Brasil. É uma experiência com momentos importantes e marcantes. De modo especial gostaria de destacar dois momentos vividos em Roma, que foram fundamentais para a renovação de minha vocação, meu chamado. O primeiro foi a visita a Basílica de São João de Latrão, dia em que fizemos a renovação da profissão religiosa diante do altar de São Francisco de Assis. O outro foi quando concelebrei com Frei Celso, na Basílica de São Pedro, na capela de São José, de onde é possível ver o baldaquino onde o Papa celebra a Eucaristia. Momento marcante, porque me fala de meu ministério presbiteral. Meu testemunho é que Deus, cheio de bondade e misericórdia, sempre nos conduz, dando-nos força através do Espírito Santo. Esses momentos mexeram com minhas emoções e sentimentos. E, como Francisco de Assis, quero dizer: “É isso que eu quero, é isso que desejo fazer de todo coração. Eis-me aqui, Senhor, envia-me”.

Frei Vicente Ronaldo, OFM, Província Santa Cruz.

Leia outras notícias