Projeto Nagasaki! O que é?

Projeto Nagasaki! O que é?

O Projeto Nagasaki é uma Fraternidade Franciscana Internacional pela Paz, cujo conceito básico é difundir e promover a paz duradoura na cidade de Nagasaki e no mundo. Foi pensado pela primeira vez pelo ex-Ministro Geral José Rodríguez Carballo, OFM, quando visitou Nagasaki durante a reunião da Conferência do Leste Asiático (EAC) no Japão em setembro de

O Projeto Nagasaki é uma Fraternidade Franciscana Internacional pela Paz, cujo conceito básico é difundir e promover a paz duradoura na cidade de Nagasaki e no mundo.

Foi pensado pela primeira vez pelo ex-Ministro Geral José Rodríguez Carballo, OFM, quando visitou Nagasaki durante a reunião da Conferência do Leste Asiático (EAC) no Japão em setembro de 2010. Sua curta estada e experiência no lugar o inspiraram a sonhar com um Fraternidade internacional de frades em Nagasaki que seria uma declaração viva de paz e reconciliação. Posteriormente, sugeriu à Província Franciscana do Japão que hospedasse a Fraternidade internacional proposta para esse fim.

Nagasaki foi escolhida para a nova missão da Ordem porque nessa cidade, em 1945, foi lançada a bomba atômica, na qual morreram centenas de milhares de pessoas, incluindo crianças inocentes. Este desastre nuclear semeou grande devastação, profunda dor e ódio.

Além disso, Nagasaki testemunhou forte perseguição e martírio nos primeiros séculos (séculos 16 a 19), onde os cristãos selaram sua fidelidade a Cristo sacrificando suas vidas, como os 26 mártires do Japão (1597), entre os quais estavam os primeiros missionários franciscanos, São Pedro Baptista e companheiros, e todos os que os seguiram depois.

A Província Franciscana dos Santos Mártires do Japão, depois de anos de profundo discernimento, finalmente aceitou acolher a proposta de Fraternidade internacional. E para começar com esta nova fraternidade internacional, sugeriu-se solicitar a colaboração da Conferência do Leste Asiático (EAC), dos Frades menores. Posteriormente, em 2018, dois irmãos, Fr. Francis Furusato, da Província do Japão, e Fr. Antonio Kim, da Província da Coréia do Sul, que vivia no Japão, foram oficialmente designados para a nova missão, o Projeto Nagasaki.

Dois frades aderiram ao Projeto Nagasaki em 2020. Fr. Berardo Yang, OFM da Custódia da China e Fr. Alberto Marfil, OFM da Província das Filipinas. Os frades estão atualmente inseridos na fraternidade de Nagasaki. Os outros três irmãos da fraternidade administram a paróquia e o jardim de infância.

A vida comum na fraternidade é a base e a chave do projeto: viver como uma fraternidade contemplativa em missão evangelizadora. Eles apoiam a campanha pela abolição das armas nucleares por meio da presença de sua comunidade franciscana em Nagasaki. Os frades colaboram com a movimento da Justiça, Paz e Integridade da Criação da Conferência do Leste Asiático (JPIC-EAC) em suas atividades pela Paz e com outras agências que têm o mesmo propósito.

No momento, os frades estão na fase inicial de organização (deles próprios e de suas atividades). Eles usam o japonês e o inglês como língua comum. Os últimos irmãos, mesmo depois de meses de estudos formais de Nihongo (língua japonesa) na Escola de Línguas Estrangeiras de Tóquio, continuam tendo suas aulas particulares de Nihongo com um frade japonês em Nagasaki para expandir suas habilidades no idioma. Eles se reúnem três vezes por semana para ler, refletir e compartilhar os escritos de São Francisco. Essa dinâmica já é uma forma de edificar-se como uma fraternidade de paz. Posteriormente, os frades estudarão em comum a história do “cristãos ocultos” e o seu descobrimento no Japão, o enfoque da missão dos primeiros franciscanos no Japão – êxito e fracasso – e as experiências das vítimas sobreviventes da bomba atômica na Segunda Guerra mundial.

Aqui estão alguns projetos possíveis para a fraternidade:

1) Compartilhar com outras pessoas, leigos, religiosos e sacerdotes, a vida, os escritos e as orações de São Francisco de Assis, homem e instrumento de paz, por meio de palestras, retiros e encontros.

2) Desenvolver um pequeno instituto de espiritualidade franciscana, voltado para a paz, o diálogo e a reconciliação. Aprenda com São Pedro Batista e seus companheiros sobre sua experiência missionária, abordagem e estratégias de evangelização no Japão do século XVI.

3) Apelo à paz: compartilhar as experiências das pessoas que sofreram o trágico acontecimento e os efeitos do bombardeio atômico em suas vidas; colaborar e participar de maneira franciscana na campanha antinuclear. Uma conta “franciscanos de Nagasaki” no Facebook foi lançada para comunicar a missão do Projeto Nagasaki.

4) Acolher os irmãos interessados no Projeto Nagasaki – para visitas e permanência por curtos períodos de três a seis meses, seja como experiência formativa ou como ano sabático.

5) Acolher e orientar os peregrinos, locais e estrangeiros, no seguimento dos passos missionários de São Pedro Batista e companheiros de Kyoto, Osaka a Nagasaki; bem como visitar os diferentes santuários e lugares dos primeiros cristãos escondidos em Nagasaki. No bairro da paróquia de San Pedro Batista, onde vive a fraternidade de Nagasaki, existe uma casa simples para peregrinos com capacidade para cinco a sete pessoas.

Para garantir o sucesso do “Projeto Nagasaki”, são necessários mais frades. A comunidade do “Projeto Nagasaki” acolhe frades de todas as regiões do mundo. Os interessados em se associar ao projeto devem permanecer no mínimo seis anos. Venha e participe do “Projeto Nagasaki”!

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *