Vida Consagrada – O chamado à Vocação Religiosa

Vida Consagrada – O chamado à Vocação Religiosa

Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo.

Agosto é dedicado às Vocações, tido então como o mês vocacional. Cada domingo do mês em questão a Celebração Litúrgica é dedicada a uma específica vocação. Sendo elas as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

O texto desta semana foi escrito pelo Frei Isaque Santos, OFM, e fala sobre a Vocação Religiosa. Leia:

A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no próximo. Não é um processo que ocorre de imediato. Há uma caminhada intensa para que se possa adquirir todo o conhecimento formal e espiritual necessários para se chegar à consagração. A consagração acontece por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma ordem ou congregação religiosa.

Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo. É levar a presença e luz de Jesus por onde passamos: para as comunidades, para as pessoas necessitadas, para nossa família e para nossos amigos. A vocação religiosa, é, portanto, uma maneira de tornar o mundo melhor. Como nos disse o papa São João Paulo II: “Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus”.

Por isso, o papa Francisco se refere à vocação religiosa como “o grande tesouro da Igreja, daqueles que seguem o Senhor mais de perto, professando os conselhos evangélicos”. Os religiosos e religiosas são chamados a serem protagonistas da missão de Jesus nos dias de hoje, a serem mensageiros da verdade do Evangelho, contribuindo para a missão da Igreja. Mensagem essa que, deve ser atual e presente na realidade dos tempos de hoje, fazendo com que a Igreja não caia no erro de se tornar uma instituição antiquada, mas vivificante.

Assim o papa nos diz: “As paróquias e várias comunidades eclesiais são chamadas a incentivar o compromisso dos jovens, famílias e idosos, para que todos possam ter uma experiência cristã, vivendo a vida e a missão da Igreja como protagonistas”. Nessa mensagem do papa, vemos a necessidade da Igreja de incentivar principalmente os jovens a buscarem a viver uma experiência com Cristo, pois são eles a base do chamado vocacional para a continuação da missão da Igreja, dentro das realidades dos vários carismas. Por isso, os chamados à vida consagrada são convidados a continuar seu caminho, fazendo essa experiencia cristã do seguimento de Jesus Cristo, para que, com seus testemunhos, incentivem os jovens a também ser seguidores e mensageiros do Evangelho de Jesus.

Confira o texto sobre Vocação Saderdotal.

Confira o texto sobre Vocação Familiar.

Leia outras notícias