Viva Santo Antônio

Viva Santo Antônio

Dia de Santo Antônio é comemorado com alegria na Província Santa Cruz

Dia 13 de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio; uma das datas mais significativas do ano para a Província Santa Cruz. O Padroeiro de muitas Paróquias e também padroeiro do Colégio Santo Antônio, nascido em Portugal, no ano de 1195, sempre foi muito aclamado pela sabedoria do Evangelho no qual viveu, testemunhou e anunciou.

Nas diversas paróquias e no Colégio Santo Antônio foram organizadas várias iniciativas e atividades para marcar e celebrar a vida de Santo Antônio: trezena, novena, bênção dos pães, bênção para namorado, noivos e casados, arraiás….

A bênção do pão, por exemplo, nos remete ao simbolismo que o pão representa na vida de Santo Antônio, lembrando a todos o ato de partilhar. Santo Antônio ajudou muitas pessoas, sobretudo os pobres. Essa é a “festa da partilha”, como sinal de que, quem tem fé, reparte o pão, e ninguém passa fome. Celebrar esse dia é uma grande ocasião para que nós nos inspiremos e possamos cultivar os valores da vida e da partilha.

A Santo Antônio também são atribuídos diversos títulos, entre eles pregador do Evangelho, martelo dos hereges, doutor da Ordem dos menores, santo casamenteiro ou das coisas perdidas, de Lisboa (cidade onde nasceu) ou de Pádua (cidade na qual faleceu) e vários outros. Segundo relatos das Fontes Franciscanas, São Francisco de Assis escreveu uma carta a Antônio pedindo para que este ensinasse a Sagrada Teologia aos irmãos (Ant 2). Não obstante, a ele também é atribuída a canonização mais rápida de toda a história da Igreja Católica, até o referido momento, tendo falecido no dia 13 de junho de 1231 foi canonizado no dia 30 de maio de 1232, pelo então Papa Gregório IX. Assim, o seu nome foi inscrito no cânon dos santos apenas onze meses após a sua morte. Isso se deve aos milhares de milagres e a popularidade que o santo alcançou. Desse modo, ainda hoje, muitos fiéis recorrem ao santo, de maneira especial em seu trezenário, com o intuito de pedir sua intercessão diante de Deus e obter graças em suas vidas.

Santo Antônio, rogai por nós!

Veja abaixo algumas fotos das celebrações pela Província Santa Cruz.

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *